Country flag  Língua

Global image  Global

Especial Nova Norma Acústica


Especial Nova Norma Acústica

Postado em 14/04/2016

O que é?

Desde julho de 2013 está em vigor a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, elaborada pela ABNT (NBR 15.575) que estabelece parâmetros de segurança  e de conforto (térmico e acústico)

A Norma  é dividida em seis partes: uma de requisitos  gerais  do  projeto/obra  e  outras  cinco  referentes  aos sistemas  que compõem  o   edifício (estrutural,   de  pisos,  de   cobertura,   de   vedação   e   sistemas hidrossanitários).

Foi fruto de um trabalho conjunto entre bancos, incorporadoras, construtoras, institutos de pesquisas e de testes, e de fabricantes para criar um parâmetro de desempenho para todos os itens que compõem uma edificação, de maneira que hajam garantias de conforto, durabilidade e resistência em todos os atributos.


Para que serve?

É preciso haver uma conformidade nas entregas, e um nível mínimo de qualidade a ser considerado para que não haja nenhum tipo de problema com o imóvel. Neste caso, a nova norma atua como um guia: quais demandas devem ser atendidas para aquele imóvel, localizado naquela área, de forma que ele esteja em perfeitas condições de venda e de habitação, sem problemas para seus ocupantes e sem problemas jurídicos que a incorporadora possa vir a sofrer.


Como ela se aplica?

De acordo com medições do ambiente externo. No caso, as esquadrias e portas precisam ter níveis mínimos de isolamento térmico e sonoro, para prover conforto dentro da norma. Dessa forma, a antiga "porta padrão" - que podria ser usada em qualquer batente - fica fora, pois a porta que dá acesso á casa precisa prover um cancelamento termoacústico diferente das portas internas.

Ou seja, no que se trata de vedações e guarnições, elas precisam estar presentes nas esquadrias e portas de acordo com o local onde estão. Por exemplo, se a edificação é num lugar barulhento, as esquadrias precisam barrar o som e a transferência de temperatura de forma a prover conforto. Onde local é menos barulhento, a regra é menos exigente nesse caso, pois o ambiente é menos incômodo. As medições são feitas com sonômetro e termômetros, determinando quais os níveis de isolamento que devem ser alcançados.





   Voltar para notícias